Adriano Jordão, piano
& Pavel Gomziakov,
violoncelo

 30 AGOSTO
19:00 — PALÁCIO DOS CAPITÃES-GENERAIS
Angra do Heroísmo

Os conceituados Adriano Jordão (piano) e Pavel Gomziakov (violoncelo) propõem uma viagem pelas sonoridades centro-europeias do século XIX. Este duo, imperdível e formidável, irá interpretar algumas das mais evocativas e virtuosísticas peças do repertório clássico. Na sonata de Schubert e na música programática de Liszt, Jordão e Gomziakov irão explorar todo o potencial da poderosa combinação entre piano e violoncelo. Com efeito, a sonata “arpeggione” (pois foi originalmente composta para este instrumento histórico), devido à sua beleza aparentemente simples e de tom melancólico, é considerada uma das obras mais líricas de Schubert - sendo uma obra onde a sonoridade do violoncelo se evidencia. Por seu turno, a música programática de Liszt destaca a sonoridade do piano e apresenta-se como “contraponto” e complemento à obra anterior. Este concerto é, também, tão mais especial porquanto o violoncelo tocado por Gomziakov (produzido em 1703, em Roma, por David Tecchler), segundo reza a lenda, terá inspirado Beethoven.


Adriano Jordão
piano

Adriano Jordão nasceu em Angola, em 1946. Estudou em Portugal com Helena Sá e Costa e outros professores. Com a pianista portuense entroncou numa poderosíssima tradição, que teve um dos mais altos cumes em Edwin Fischer. Apesar de Adriano Jordão se ter apresentado assiduamente em todas as salas do nosso país, a carreira de um músico é, forçosamente, cosmopolita. As suas apresentações nas mais importantes salas de espetáculos do Brasil, do México, Venezuela ou Paraguai alcançaram grande sucesso de crítica e de público. O mesmo se pode dizer das suas atuações em África (Cabo Verde, Senegal, Angola e Moçambique) e na Ásia (Índia, Tailândia, China, Coreia e Japão). Na Europa, para além de Portugal, Adriano Jordão também se apresentou em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Áustria, Finlândia, Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Roménia, Grécia e Turquia.
A coroar esta atividade planetária, ganhou numerosos prémios em competições nacionais e internacionais, sendo de destacar o 1º Lugar no Concurso Internacional de Debussy, em França.


Pavel Gomziakov
violoncelo

Nascido em Tchaikovski (cidade da região dos montes Urais, na Rússia), Pavel Gomziakov inicia os estudos de violoncelo aos nove anos de idade. Mais tarde conclui a graduação, no âmbito do Ciclo de Aperfeiçoamento, no Conservatório Superior de Paris.
Ao longo da sua carreira, tem-se apresentado regularmente em toda a Europa, na América do Sul e no Japão.
Com a pianista Maria João Pires, deu recitais por toda a Europa, no Extremo Oriente e na América do Sul. Graças à generosa cedência de Ms J. Ng (Hong Kong), Pavel Gomziakov toca, actualmente, com um maravilhoso violoncelo de David Tecchler: o “ex-Romberg” (Roma, 1703).


PROGRAMA

Franz Schubert
Sonata em Lá Menor "Arpeggione", D. 821
Allegro moderato
Adagio
Allegretto

Franz Liszt
Zweite Elegie
Die Zelle in Nonnenwerth
La Lugrube Gondoa
Romance Oubliée


CONCERTO GRATUITO.


BILHETEIRA
(A PARTIR DE 23 DE AGOSTO)

Palácio dos Capitães Generais – Angra do Heroísmo
Rua do Palácio / 9700-143 Sé / Angra do Heroísmo
(+351) 295 402 300

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça
- 10:00 - 17:00 / Quarta - 10:00 - 17:00 / Quinta - 10:00 - 17:00 / Sexta - 10:00 - 17:00
Sábado - 10:00 - 17:00 / Domingo - 10:00 - 17:00

(cada pessoa poderá adquirir, no máximo, 4 bilhetes)