MASTERCLASS VIOLONCELO

Pavel Gomziakov

3 SETEMBRO / 11h00 — 13h00
CONSERVATÓRIO REGIONAL DE PONTA DELGADA

Pavel Gomziakov, violoncelo

Nascido em Tchaikovski (cidade da região dos montes Urais, na Rússia), Pavel Gomziakov inicia os estudos de violoncelo aos nove anos de idade. Aos catorze, muda-se para Moscovo onde estuda na Escola Gnessin e, mais tarde, no Conservatório Estatal de Moscovo com Dmitri Miller. Prossegue os estudos em Madrid, com Natalia Schakhovskaya, na Escola Superior de Música Reina Sofía. Mais tarde conclui a graduação, no âmbito do Ciclo de Aperfeiçoamento, no Conservatório Superior de Paris, na classe de Philippe Muller.
Em Abril de 2010, Pavel Gomziakov estreia-se nos EUA com a Orquestra Sinfónica de Chicago, sob a direcção de Trevor Pinnock, voltando a tocar com a mesma orquestra dois anos mais tarde. Apresenta-se regularmente em toda a Europa, na América do Sul e no Japão. Tocou com a Orquestra de Câmara Finlandesa, a Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, a Orquestra Nacional Russa, a Orquestra Sinfónica de Seattle, a Orquestra Gulbenkian, I Pomeriggi Musicali de Milão, a Orquestra Filarmónica Polaco-Báltica, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Filarmónica Südwestdeutsche Konstanz, a Orquestra de Avignon e a Orquestra Filarmónica Russa. Foi solista convidado da Nova Filarmónica do Japão, da Orquestra de Câmara de Londres, da Orquestra Nacional de Montpellier, da Orquestra Filarmónica de Kansai e da Orquestra Nacional de Lille. Foi dirigido por maestros como Jukka-Pekka Saraste, Tugan Sokhiev, Jesús López Cobos e Christopher Warren-Green.
A convite de Valery Gergiev, participou no Festival Noites Brancas em São Petersburgo. Tocou também nos Festivais da Póvoa do Varzim, de Menton e de Colmar. Com a pianista Maria João Pires, deu recitais por toda a Europa, no Extremo Oriente e na América do Sul — a gravação da Sonata para violoncelo de Chopin (Deutsche Grammophon, 2009) foi nomeada para os Grammy Awards.
Alguns dos seus compromissos mais recentes foram os concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, onde foi Artista Residente ao lado do compositor Magnus Lindberg, tendo interpretado o seu Concerto para violoncelo n.º 2; bem como convites para se apresentar com a Filarmónica Südwestdeutsche Konstanz, a Orquestra Filarmónica de Kansai, a Orquestra de Tours, a Orquestra Sinfónica do Quebeque e a Real Orquestra Filarmónica de Liège.
O seu disco mais recente, ao lado do pianista Andreï Korobeinikov, é inteiramente dedicado a obras russas e foi lançado em 2018, pela Onyx. Para a mesma editora destaca-se também a gravação dos Concertos para violoncelo de Haydn, com a Orquestra Gulbenkian (2016). Nestas duas gravações, tocou o prestigiado violoncelo Stradivarius “Chevillard King of Portugal” de 1725, que pertenceu à Casa Real Portuguesa, generosamente cedido pelo Museu Nacional da Música (Lisboa). Com a Orquestra Filarmónica de Kansai, gravou o Concerto para violoncelo n.º 1 de Saint-Saëns e La Muse et le Poète (Onyx, 2012).
Graças à generosa cedência de Ms J. Ng (Hong Kong), Pavel Gomziakov toca, actualmente, com um maravilhoso violoncelo de David Tecchler: o “ex-Romberg” (Roma, 1703).

INSCRIÇÕES ATRAVÉS DO EMAIL festivalazores@gmail.com

Alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada, poderão realizar as inscrições junto dos respetivos professores.