Gülsin Onay, piano
“Homenagem a Chopin”

4 SETEMBRO
21:30 — TEATRO MICAELENSE
Ponta Delgada

Gülsin Onay,
piano

É uma pianista turca, de ascendência alemã, a viver em Cambridge. Nascida numa família musical, Gülsin Onay começou a tocar piano aos três anos de idade. A sua primeira professora foi a sua mãe.
Quando tinha 6 anos, Gülsin Onay deu seu primeiro concerto na TRT Radio Istambul.
No início da sua carreira, Onay recebeu prémios em importantes competições, incluindo o Concurso de Piano Marguerite Long-Jacques Thibaud (Paris) e o Concurso Internacional de Piano Ferruccio Busoni (Bolzano). carreira internacional de Onay abrangeu 80 países em todos os continentes, da Venezuela ao Japão.
Intérprete excecional de Chopin, Onay foi, em 2007, homenageada com uma Medalha de Estado pela nação da Polónia. Gülsin Onay detém os títulos de Artista do Estado na sua Turquia natal e de solista da Orquestra Sinfónica Presidencial em Ancara.

A consagrada pianista Gülsin Onay apresenta-se no Teatro Micaelense num recital onde figuram algumas das obras mais desafiantes do repertório para piano. A pianista turca, considerada como uma referência mundial na interpretação de obras de Chopin e Ahmed Saygun (proeminente compositor turco do Séc. XX, que lhe dedicou diversas obras), irá, ainda incluir na primeira parte do seu programa peças canónicas de Haydn e Mendelssohn-Bartholdy. Entre muitos prémios e galardões arrecadados ao longo de uma prolífica carreira, Gülsin Onay foi distinguida com a Medalha de Estado do governo polaco, pelo caráter único da sua forma de interpretar Chopin e, por conseguinte, pelo seu continuado contributo para a divulgação da música deste compositor. O Teatro Micaelense receberá um recital que celebra a carreira e o talento de Onay, através de propostas musicais que evidenciam todas as nuances, cores e tons que o piano consegue produzir e que as obras de Chopin requerem. 


PROGRAMA

Joseph Haydn — Variações em Fá menor

Felix Mendelssohn-Bartholdy — Variations sérieuses op.54

Frédéric Chopin — Andante spianato e Grande Polonaise Brilhante, op. 22
Balada nº. 3
Sonata em si minor, op.58
Allegro maestoso
Scherzo: molto vivace
Largo
Finale: presto non tanto