IRENE LIMA &

ARTUR PIZARRO

IRENE LIMA &
ARTUR PIZARRO
violoncelo & piano

14 SETEMBRO — 21:00
PALÁCIO SANT’ANA  / ILHA DE S.MIGUEL

PROGRAMA

Debussy - Scherzo, L.26 (1882)

Fauré - Sonata no.2, Op.117 (1921)

1. Allegro
2. Andante
3. Allegro vivo

Braga Santos - Tema e Variações, Op.12 (1948)

Freitas Branco - Sonata (1913)

1. Moderado
2. Muito vivo
3. Muito moderado
4. Muito vivo


Artur Pizarro, piano

Nascido em Lisboa em 1968, Artur Pizarro apresentou-se em público pela primeira vez aos três anos de idade e no ano seguinte apresentou-se na RTP ao lado do Professor Campos Coelho no programa Histórias da Música, de Victorino d'Almeida. Entre 1974 e 1990 Artur Pizarro estudou em Portugal e nos EUA com Sequeira Costa. Durante um ano frequentou também o Conservatório Nacional Superior de Paris. A formação deu a Artur Pizarro um raro e privilegiado conhecimento da escola francesa e alemã da Idade d'Ouro do pianismo do século XX. Artur Pizarro detém três primeiros prémios de concursos internacionais, nomeadamente o Concurso Vianna da Motta em 1987, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition de 1989 e o Leeds International Piano Competition de 1990 que verdadeiramente lançou a sua grande carreira internacional.

  • Artur Pizarro atua regularmente em recitais a solo, em duo de piano com Rinaldo Zhok e em concertos de música de câmara. Apresenta-se também com as mais prestigiadas orquestras por todo o mundo, tendo sido dirigido por maestros como Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Julia Jones, Sir Charles Mackerras, entre outros. As suas gravações constam nos catálogos da Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Phoenix Edition, Capriccio, Cavi, e Odradek Records onde recentemente completou a integral da obra para piano de Sergei Rachmaninoff e os 5 concertos para piano e orquestra de Beethoven com a Sinfónica de Wuppertal dirigida por Julia Jones. Com Rinaldo Zhok gravou 2 CDs com obras de Dvořák e Beethoven para piano a quatro mãos.

     

    Em reconhecimento da relevância da sua arte, Artur Pizarro foi galardoado na sua terra natal com o Premio Bordalo, o Premio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal. Em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio Albéniz pelo Festival Albéniz em Camprodon, Espanha, reconhecendo o seu trabalho pela divulgação da Suite Iberia através da sua gravação e inúmeras actuações em palco. Actualmente leciona no seu estúdio em Oeiras onde dá aulas particulares. Frequentemente, Artur Pizarro oferece masterclasses em vários locais internacionais.

Irene Lima, violoncelo

Natural de Lisboa, iniciou os estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, com Fernando Costa. Estudou em Paris com André Navarra e Philippe Muller. Apresentou‐se a solo com orquestra e em formações de câmara em vários países, designadamente Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Itália, Brasil e China. É de referir a sua atuação com a Orquestra Sinfónica da RTL, com a qual executou o Concerto de Câmara com Violoncelo obligato, de Fernando Lopes‐Graça, que lhe valeu elogiosa crítica, assim como atuações a solo com a Orquestra Sinfónica de Macau e a Sinfonia Varsóvia, entre outras. Os compositores Filipe de Sousa e Alexandre Delgado dedicaram‐lhe obras para violoncelo solo. Gravou para a EMI‐Classics a Sonata para Violoncelo e Piano, de Luís de Freitas Branco, e um CD com obras de Vivaldi, Boccherini e Bréval.

  • Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfónica Portuguesa desde a fundação desta orquestra, ocupou igualmente esta posição na Orquestra do Teatro Real de Liège e na Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos. Leciona Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa. Apresenta‐se regularmente em diversos festivais internacionais e temporadas de concertos, como o Festival Internacional EUROPAMÚSICA, em Itália, ou a Festa da Música/ Dias da Música, e com pianistas como: Adriano Jordão, Artur Pizarro, Bruno Canino, Eduardo Jordão, Jorge Moyano, Tânia Achot, Roberto Arosio, Sónia Rubinsky e Olga Prats.