SINFONIETTA DE PONTA DELGADA
com GÜLSIN ONAY
& CARLA CARAMUJO

SINFONIETTA DE PONTA DELGADA com GÜLSIN ONAY
& CARLA CARAMUJO

13 SETEMBRO
TEATRO MICAELENSE / ILHA DE S.MIGUEL


Grande concerto dedicado à celebração do mais belo repertório orquestral e operático. Dividida em duas partes, esta verdadeira gala que será levada ao palco do Teatro Micaelense irá começar pela apresentação do 2º concerto para piano de F. Chopin, tocado ao piano por Gülsin Onay, uma das maiores autoridades internacionais na interpretação do conhecido compositor. De seguida, subirá ao palco a soprano Carla Caramujo, para brindar a audiência com algumas das mais conhecidas árias de ópera italiana (Puccini, Donizetti e Verdi) e francesa (Bizet). A Sinfonietta de Ponta Delgada, debaixo da batuta do seu maestro titular, Amâncio Cabral, ficará a cargo de assegurar as partituras orquestrais e tocará uma das mais célebres peças para cordas: o intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni. 

PROGRAMA
1ª parte
Gulsin Onay, piano
Concerto 2 de Chopin

2º parte
Carla Caramujo, soprano   
1. Puccini – O mio babbino caro (Gianni Schichi)
2.⁠ ⁠⁠Bizet – Je dis que rien ne m’epouvante (Carmen) 
3.⁠ ⁠⁠Internezzo da cavalleria
4.⁠ ⁠⁠Donizetti –  Regnava nel silenzio (Lucia di Lammermoor)
5.⁠ ⁠⁠Abertura La Traviata
6.⁠ ⁠Verdi – “È strano…Sempre libera” (La Traviata)


Gülsin Onay

É uma pianista turca, de ascendência alemã, a viver em Cambridge. Nascida numa família musical, Gülsin Onay começou a tocar piano aos três anos de idade. A sua primeira professora foi a sua mãe. 

Quando tinha 6 anos, Gülsin Onay deu seu primeiro concerto na TRT Radio Istambul. 

No início da sua carreira, Onay recebeu prémios em importantes competições, incluindo o Concurso de Piano Marguerite Long-Jacques Thibaud (Paris) e o Concurso Internacional de Piano Ferruccio Busoni (Bolzano). carreira internacional de Onay abrangeu 80 países em todos os continentes, da Venezuela ao Japão. 

Intérprete excecional de Chopin, Onay foi, em 2007, homenageada com uma Medalha de Estado pela nação da Polónia. Gülsin Onay detém os títulos de Artista do Estado na sua Turquia natal e de solista da Orquestra Sinfónica Presidencial em Ancara. 

Carla Caramujo

Carla Caramujo é uma soprano portuguesa de destaque da sua geração. É reconhecida pelas suas vitórias em concursos nacionais e internacionais, incluindo o Concurso Nacional Luísa Todi e o Musikförderpreis der Hans-Sachs-Loge. Formada pela Guildhall School of Music and Drama de Londres e pelo Royal Conservatoire of Scotland, ela é também uma Samling Artist (Samling Institute for Young Artists). O seu repertório operístico abrange uma vasta gama de papéis, desde a Contessa Folleville, em Il viaggio a Reims, até Rainha da Noite, em Die Zauberflöte. Carla já se apresentou em renomadas salas de concerto e festivais em todo o mundo. De entre as suas gravações incluem trabalhos como o Requiem Inês de Castro que foi finalista das nomeações ao Grammy, em 2019.  

Amâncio Cabral 

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Em Lisboa, completou a licenciatura em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, e a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra/Violino na Academia Nacional Superior de Orquestra. 

Integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil e a Orquestra Académica Metropolitana, tendo colaborado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. É membro fundador do Quarteto da Capo e da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, tendo integrado, também, diversas formações orquestrais nos Açores, destacando-se a sua função de chefe de naipe de 2º violinos na Orquestra Clássica Francisco Lacerda.  

Diretor musical e maestro titular da Sinfonietta de Ponta Delgada, dirigiu ainda a Orquestra do Estágio Internacional de Leiria, a Banda Militar dos Açores, a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, a Orquestra Filarmónica de Braga, e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, bem como diversos coros da Região dos Açores. Na temporada de 2023, deslocou-se à Polónia para dirigir a Orquestra Filharmonia Kameralna im. Witolda Lutoslawskiego de Lomza, e dirigiu o  Grupo de Música Contemporânea de Lisboa em digressão, com concertos na Eslováquia, em Lisboa e em Ponta Delgada. Desde 2001 é professor de violino e entre 2022 e 2023 foi responsável pelas orquestras de cordas e pela orquestra sinfónica do Conservatório Regional de Ponta Delgada. É fundador e vice-presidente da Quadrivium – Associação Artística.