LUÍSA

TENDER

LUÍSA TENDER

20 SETEMBRO
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS LAGES DO PICO  / ILHA DO PICO

21 SETEMBRO
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS LAGES DO PICO  / ILHA DO PICO


20 SETEMBRO / SINOPSE CONCERTO

A aclamada pianista Luísa Tender leva a audiência numa viagem emocional através do seu recital de piano, interpretando obras clássicas e contemporâneas com técnica exímia e expressão profunda. Com uma cuidadosa mistura de peças de diferentes períodos e estilos, Tender irá cativar o público do Pico com a sua musicalidade envolvente e virtuosismo deslumbrante. Cada nota ressoa com paixão e delicadeza, criando uma experiência memorável que transcende as barreiras do tempo e do espaço. 


21 SETEMBRO
“TOCAR PIANO É BOM. ESTUDAR PIANO É ÓTIMO!”

PALESTRA POR LUÍSA TENDER

Tocar piano não se aprende em dois dias. Muitas vezes, os aprendizes de pianista ambicionam tocar determinada obra ou obras, sem noção da quantidade de trabalho que está por detrás da actividade de um executante. Mas...trabalho? A Música não serve apenas para nos dar prazer? Nesta apresentação, falaremos do quão prazerosa e interessante pode ser a preparação de uma obra musical, processo que demora dias, meses, às vezes anos. O gosto pelo estudo individual diário complementa o entusiamo pelo palco. Veremos como as duas actividades são diferentes, e falaremos também do que têm em comum.   

 Na senda do compromisso que os Festival Internacional dos Açores tem para com a divulgação da música e o desenvolvimento de públicos, a célebre pianista Luísa Tender irá proferir uma palestra acerca do estudo da música e a sua importância para a o desenvolvimento pessoal e para a plena fruição.  

  Inscrições: EBS das Lajes do Pico


Luísa Tender nasceu no Porto, onde estudou piano com Anne-Marie Mennet, Pedro Burmester e Helena Sá e Costa. Entre 1997 e 2000, foi aluna de Vitalij Margulis em Los Angeles; e posteriormente de Irina Zariskaya, no Royal College of Music em Londres, onde obteve o grau de Master of Music. Foi também aluna de Marian Rybicki e recebeu o Diplôme Supérieur d’Exécution em piano na École Normale de Musique de Paris.  
O seu primeiro CD (Bach and Forward, edição de autor, Londres 2009) foi Escolha do Mês na revista britânica Classical Music. O seu segundo trabalho discográfico, Página Esquecida, um cd duplo com obras portuguesas para violoncelo e piano com Bruno Borralhinho (Dreyer & Gaido, Berlim, 2009), recebeu também os melhores elogios em publicações da área da Música (Fanfare, Strings Magazine, Das Orchester, entre outras).  
Gravou a integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo (Naxos/Grand Piano, 2019), um trabalho que teve grande destaque na imprensa internacional especializada (Ritmo, Music Web International, Stretto, Musikalifeiten). A Revista espanhola Ritmo dedicou-lhe um longo artigo de capa intitulado «Tiempo para Bomtempo – Luísa Tender». Luísa publicou ainda, em co-autoria com Manuel Pedro Ferreira, um álbum didáctico multimédia: O pescador de sons (Lisboa, CESEM, 2019). A propósito de um dos seus concertos, o London Independent descreveu-a como «a natural Beethovenian».  
Foi durante dois anos lectivos assistente convidada na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE). Actualmente, reside em Lisboa e é Professora Titular de Piano na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART). É presidente da assembleia-geral da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association).