RECITAL CANTO & PIANO

Regina Freire & Luísa Tender

 10 SETEMBRO
19h00 — TEATRO FAIALENSE

RECITAL CANTO & PIANO
Regina Freire
& Luísa Tender
Soprano e Piano

Regina Freire, soprano

Regina é uma jovem soprano portuense. Os seus estudos musicais começaram pelo estudo do piano aos três anos e pela sua participação no coro juvenil local levando à descoberta da sua paixão pelo instrumento da voz. Prosseguiu os seus estudos na área da música, e concluíu o curso de Canto no Conservatório de Música do Porto com distinção. Posteriormente, ingressou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, onde obteve com distinção os diplomas de licenciatura e mestrado na classe de Susan Waters.
Apesar de estar em início de carreira, Regina já teve a oportunidade de interpretar vários papéis operáticos, tais como: Sevadilha em Guerras de Alecrim e Mangerona de A. Teixeira da Silva, Belinda em Dido and Aeneas de H. Purcell, Pamina e Erste Dame em Die Zauberflote de W. A. Mozart, Micromegas na estreia no Reino Unido de A trip to the Moon de Andrew Norman e Cobweb em Midsummer Night’s Dream de Britten.
Regina Freire já colaborou com a Orquestra XXI, Orquestra de Guimarães, Orquestra Sinfónica da Guildhall School of Music and Drama, e a Orquestra Sinfónica de Londres, sob a direcção dos maestros Dinis Sousa, Takuo Yuasa, Vitor Matos, Simon Over e Sir Simon Rattle. Já interpretou também o solo em Midsummer Night’s Dream de Mendelssohn, a 4a Sinfonia de Mahler, Gloria de Vivaldi, Stabat Mater de Pergolesi, Bachianas n.5 de Villa- Lobos, Die Schöpfung e a Nelson Mass de Haydn, Mass in D de Dvorak, a Cantata n.49 e 57 de Bach, e Missa Brevis in D k65 de Mozart. Isto permitiu que fosse solista em vários países como Noruega, Reino Unido, França, Grécia e Portugal para trabalhar com vários artistas como Sergei Leiferkus, Rudolf Piernay, Edith Wiens, Claudia Visca, Dennis O’Neill, Elisabete Matos e Tobias Truniger.
Regina já obteve alguns prémios em concursos nacionais e internacionais como Concurso Internacional de Canto do Fundão (2013 e 2014), Concurso do Bomtempo (2014), Concurso Nacional de Canto em Portugal (2013 e 2014), The Charetered Surveyours Voice Prize em Londres (2019) e The David Gosman Award na Peter Hulsen Orchestra Song Award em Londres (2019), e foi Semifinalista no Concurso da Fundação dos Rotários Portuguesa. Mais recentemente obteve o primeiro prémio no Concurso Jovens Músicos na vertente do canto, e será finalista no Concurso Internacional de Canto Alfredo Kraus, em Espanha.

Luísa Tender, piano

Luísa Tender nasceu no Porto, onde estudou piano com Anne-Marie Mennet, Pedro Burmester e Helena Sá e Costa. Entre 1997 e 2000, foi aluna de Vitalij Margulis em Los Angeles; e posteriormente de Irina Zariskaya, no Royal College of Music em Londres, onde obteve o grau de Master of Music. Foi também aluna de Marian Rybicki e recebeu o Diplôme Supérieur d’Exécution em piano na École Normale de Musique de Paris.
O seu primeiro CD (Bach and Forward, edição de autor, Londres 2009) foi Escolha do Mês na revista britânica Classical Music. O seu segundo trabalho discográfico, Página Esquecida, um cd duplo com obras portuguesas para violoncelo e piano com Bruno Borralhinho (Dreyer & Gaido, Berlim, 2009), recebeu também os melhores elogios em publicações da área da Música (Fanfare, Strings Magazine, Das Orchester, entre outras).
Gravou a integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo (Naxos/Grand Piano, 2019), um trabalho que teve grande destaque na imprensa internacional especializada (Ritmo, Music Web International, Stretto, Musikalifeiten). A Revista espanhola Ritmo dedicou-lhe um longo artigo de capa intitulado «Tiempo para Bomtempo – Luísa Tender». Luísa publicou ainda, em co-autoria com Manuel Pedro Ferreira, um álbum didáctico multimédia: O pescador de sons (Lisboa, CESEM, 2019). A propósito de um dos seus concertos, o London Independent descreveu-a como «a natural Beethovenian».
Foi durante dois anos lectivos assistente convidada na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE). Actualmente, reside em Lisboa e é Professora Titular de Piano na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART). É presidente da assembleia-geral da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association).


PROGRAMA

Fauré
Mai
Arpège
Notre Amour
Après un rêve
Nell 

Duparc
L’invitation au voyage
Sérénade florentine
Extase
Chanson triste
Soupir 
Élégie
Au pays où se fait la guerre 
La vague et la cloche 

 Poulenc  C 
Les Fêtes galantes 
Air chanté 

Regina Freire, soprano
Luísa Tender, piano

BILHETES À VENDA NO POSTO DE INFORMAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL E NO TEATRO FAILENSE