Adriano Jordão, piano

 1 SETEMBRO
19:00 — CENTRO CULTURAL E DE CONGRESSO DE ANGRA DO HEROÍSMO
Angra do Heroísmo

Adriano Jordão
piano

Adriano Jordão nasceu em Angola, em 1946. Estudou em Portugal com Helena Sá e Costa e outros professores. Com a pianista portuense entroncou numa poderosíssima tradição, que teve um dos mais altos cumes em Edwin Fischer. Apesar de Adriano Jordão se ter apresentado assiduamente em todas as salas do nosso país, a carreira de um músico é, forçosamente, cosmopolita. As suas apresentações nas mais importantes salas de espetáculos do Brasil, do México, Venezuela ou Paraguai alcançaram grande sucesso de crítica e de público. O mesmo se pode dizer das suas atuações em África (Cabo Verde, Senegal, Angola e Moçambique) e na Ásia (Índia, Tailândia, China, Coreia e Japão). Na Europa, para além de Portugal, Adriano Jordão também se apresentou em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Áustria, Finlândia, Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Roménia, Grécia e Turquia.
A coroar esta atividade planetária, ganhou numerosos prémios em competições nacionais e internacionais, sendo de destacar o 1º Lugar no Concurso Internacional de Debussy, em França.


O conceituado pianista Adriano Jordão apresenta-se, uma vez mais, na ilha Terceira, com um programa que combina a precisão interpretativa com a sensibilidade artística. Após as sugestivas obras para piano de Debussy, ressoará o ímpeto da composição de Beethoven e o virtuosismo que caracteriza a escrita de Schumann. Com o intuito de valorizar a música portuguesa, Jordão irá ainda interpretar um obra muito recente de Anne Victorino d’Almeida e fechar o seu recital com os prelúdios de Armando José Fernandes - influenciados pelo estilo de Debussy, dando, assim, uma característica circular ao programa do evento.


PROGRAMA

Debussy — “La terrasse des audiences du clair de lune”
“Clair de Lune”
“Hommage à S.Pickwick Esq. P.P.M.P.C.”

Beethoven — Variações sobre “God save the King”

Schumann — Arabesque op.18

Anne Victorino d’Almeida — “Quando vier a Primavera” (sobre um poema de Fernando Pessoa , composto em Fevereiro de 2022)

A.J.Fernandes — 5 Prelúdios 
Moderato con sentimento 
Presto giocoso 
Allegro non troppo 
Andante con moto 
Allegretto


CONCERTO GRATUITO


Bilhetes disponíveis a partir de 19 de Agosto no CAI - Centro de Atendimento Integrado da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
horário: 2ª a 6ª das 8h30 às 16h

Dia do espetáculo
Bilhetes disponíveis no local (Centro Cultural de Angra do Heroísmo)
horário: a partir das 17:30